Redução de Mamas

Mamoplastia redutora

Indicação:

Esta cirurgia é indicada para mamas grandes que, com o passar do tempo, apresentam queda, gerando distúrbios de postura em decorrência do excesso de peso.

Técnica:

Neste tipo de procedimento, são retirados os excessos de pele, tecido glandular e gordura. As técnicas cirúrgicas, que determinam o tipo e o tamanho da cicatriz, variam em função do volume mamário e do grau de flacidez cutânea. Dependendo da técnica empregada, pode-se obter cicatrizes em forma de "I" ou "T" invertido. Para mamas grandes e disformes, em geral utiliza-se a técnica em "T" invertido. Quando elas são apenas caídas, normalmente é adotada a técnica em forma de "I", que deixa uma cicatriz bem menor. De qualquer maneira, todos os tipos de cicatrizes são bem posicionados pelo cirurgião, de forma a ficarem o menos aparente possível. É importante salientar que uma discreta assimetria das mamas é totalmente normal, sendo apresentada por 95% das mulheres que nunca se submeteram à Mamoplastia.

Resultados:

Entre o 6° e o 12° mês, as mamas atingem o seu aspecto definitivo em relação a cicatrizes, forma, consistência, volume e sensibilidade. As melhoras, porém, já começam a ser notadas durante os primeiros 30 dias (período imediato), continuam até o 6° mês (período mediato), concentrando-se em aproximadamente 12 meses (período tardio), quando acontece o amadurecimento cicatricial.

Período de Internação:

Aproximadamente 24 horas.

Anestesia:

Peridural torácica.

Tempo do Ato Cirúrgico:

Aproximadamente 3 horas.

Pós-operatório:

Desde que obedecidas as instruções médicas, o pós-operatório não costuma ser doloroso. Há restrições quanto à movimentação excessiva dos braços até o 15° dia, quando já é possível o retorno às atividades normais. O uso constante do sutiã é recomendado nas 8 primeiras semanas. A partir deste período, sua utilização é por mais 4 semanas somente para dormir. A exposição ao sol sem restrições só é liberada a partir do 2° mês. A prática de exercícios físicos que envolvam movimentos com os braços e o tórax é permitida após o 2° mês. O banho completo pode ser tomado logo no primeiro dia após a cirurgia, mas deve-se evitar umidade sobre o curativo, que é mantido por 30 dias. Recomenda-se massagear a cicatriz com um creme indicado pelo cirurgião a partir da retirada total dos pontos.

Curativos:

São utilizados curativos modeladores de fita adesiva micropore, que devem ser mantidos sempre secos. Recomenda-se a utilização de um secador de cabelos após o banho.

Retirada dos Pontos:

Como utilizamos fios absorvíveis, retiramos apenas alguns pontos externos por volta do 10° dia.