Orelha em Abano

Otoplastia

Indicação:

Esta cirurgia é indicada para corrigir um tipo de deformidade estética comumente conhecida como "orelha em abano". A idade ideal para se realizar a Otoplastia é entre os 5 e os 7 anos, quando a orelha já está praticamente desenvolvida. Além disso, nesta fase a criança geralmente começa a manifestar problemas de ordem psicológica em decorrência do aspecto inestético de suas orelhas. A "orelha em abano" pode ser corrigida também na idade adulta.

Finalidade:

O objetivo da Otoplastia é reposicionar corretamente as "orelhas em abano" a fim de alcançar o equilíbrio estético da face.

 

Técnica:

As técnicas utilizadas na Otoplastia variam em função das características apresentadas por cada paciente. Na grande maioria dos casos, porém, esta intervenção consiste na retirada de cartilagem junto do osso craniano e da retirada do excesso de pele que se concentra atrás da orelha. Como a incisão é feita atrás da orelha, a cicatriz não fica aparente.

Período de Internação:

Aproximadamente 12 horas.

Anestesia:

Crianças: anestesia geral.

Adultos: local com sedação.

Tempo do Ato Cirúrgico:

Aproximadamente 2 hora.

Pós-operatório:

Recomenda-se que o paciente mantenha a faixa de curativo por até 7 dias. Após este período, já pode retomar suas atividades profissionais ou retornar à escola. Durante a primeira quinzena, o paciente é orientado a dormir com uma faixa elástica na cabeça para proteger e imobilizar as orelhas. A exposição ao sol deve ser evitada nos primeiros 30 dias, assim como a prática de exercícios físicos.

Retirada dos Pontos:

Após o 5° dia.