Lipoaspiração

Vibrolipoaspiração

Indicação / Finalidade:

A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para eliminar a gordura geneticamente localizada em regiões específicas do corpo e que não diminui com regimes alimentares, massagens ou exercícios físicos. É especialmente recomendada para pacientes que apresentam boa elasticidade da pele e consistência adequada do tecido celular subcutâneo. É importante lembrar que a Lipoaspiração não deve ser confundida com um método de emagrecimento. Seu objetivo é devolver um contorno harmonioso às formas corporais pela retirada do excesso de gordura localizada. Podem ser submetidas a este tipo de intervenção pessoas acima de 16 anos.

Técnica:

A Lipoaspiração é realizada através de uma incisão de cerca de 4mm, próxima à região a ser aspirada, utilizando-se de um aparelho em que se conecta uma cânula, ligado a um aspirador de alta sucção. Esse equipamento, o Vibrolipo, trabalha com uma frequencia de 4000 movimentos por minuto, que "ajuda" a quebrar as células gordurosas e com isto, tiramos mais gordura com uma menor espoliação de sangue. A quantidade de gordura extraída depende das necessidades do paciente, mas nunca ultrapassa 4 litros na sua totalidade. Se houver necessidade de retirada de um volume maior de gordura, outras etapas cirúrgicas poderão ser programadas para se alcançar o resultado definitivo. A Lipoaspiração pode ser realizada em diversas partes do corpo, apresentando melhores resultados nas regiões laterais da coxa (culote), na região das "ancas das costas" e na parte interna das coxas. Uma das principais vantagens da Lipoaspiração é praticamente não deixar cicatrizes, devido ao tamanho mínimo das incisões.

Resultados:

Os efeitos da cirurgia começam a ser observados com maior nitidez cerca de 30 dias após a as realização, quando já se observa uma redução considerável do edema (inchaço).

Período de Internação:

De 12 a 24 horas.

Anestesia:

Local (para pequenas áreas), peridural ou geral (quando são aspiradas varias regiões do corpo).

Tempo do Ato Cirúrgico:

De 1 a 3 horas, dependendo do número de regiões a serem lipoaspiradas.

Pós-operatório:

Para evitar dor, o paciente deve manter o repouso relativo nos 5 primeiros dias após o procedimento. Hidratação e alimentação adequadas logo em seguida à cirurgia são importantíssimas. É comum surgirem equimoses (manchas roxas) nas áreas lipoaspiradas, que desaparecem até a 4ª semana. A partir da primeira semana do pós-operatório, massagens orientadas para modelagem (drenagem linfática) contribuem significativamente para que os resultados definitivos sejam alcançados no prazo previsto, após o 3º mês. Durante 30 dias, é necessário usar modeladores elásticos / compressivos, específicos para as áreas submetidas à Lipoaspiração. A livre exposição ao sol só é permitida após o desaparecimento das equimoses. A prática de exercícios físicos pode ser iniciada após 30 dias.

Retirada dos Pontos:

Após o 14º dia.